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Compaixão: O caminho do Bodhisattva

O Bodhisattva representa a linha de frente da doutrina e da prática do Budismo tibetano. O “Buda à SER” , atende a um chamado especial depois de ter entrado em contato com Buda e fazer os votos do bodhisattva. Movidos pela compaixão universal, os seres que decidem seguir o árduo caminho do bodhisattva, têm esta iniciativa fundamentada no amor altruísta por todos os seres e criaturas sencientes, e visam ajudar a todos a transcender as tendências manifestas do universo, caracterizadas pelo sofrimento que nos mantém atados ao ciclo das encarnações.

No caminho do bodhisattva o mesmo tem que cultivar bodhichita, ou a “mente do despertar”. Este compromisso o bodhisattva pode honrar de duas formas: atingindo o despertar efetivamente nesta jornada, a iluminação (tornando-se um Buda), ou mantendo vivo o compromisso de atingir este estágio, se dedicando ao máximo para atingir a perfeição do ser manifesto. 

Para que o bodhisattva consiga atingir sua meta de se tornar um com Buda e ajudar os demais seres à se livrarem do sofrimento ele faz o voto do bodhisattva, o que segundo as tradições ocorre no contato com um Buda em prévias encarnações ou no período entre as vidas. Neste voto, o aspirante à bodhisattva faz seu compromisso em atingir a perfeição seguindo diversas virtudes espirituais.

“ No coração da pratica da visão Mahayana do Budismo está o desenvolvimento das perfeições (paramitas), ou virtudes, tidas como essênciais a todo aquele que percorre o caminho do bodhisattva. São elas: a generosidade (dana), a moralidade (shila), a paciência (kshanti), o vigor (virya), a meditação avançada (dhyana) e a compreensão (prajnya). Algumas vezes essa lista aumenta para incluir outras perfeições – a “eficácia quanto aos meios” (upaya), a convição (pranidhana), a força (bala) e o conhecimento (jnana). O Lankavatara Sutra, um famoso texto budista, diz que as paramitas são “idéias de perfeição espiritual, destinados a servir de orientação no caminho do bodhisattva em direção à realização de si mesmo… devem ser vistos como ideais para a vida mundana (dana e shila), depois como ideiais para vida emocional (shnati e virya) e, finalmente, como idéias para a vida espiritual ( dhyana e prajnya)”.

Ao cumprir com dedicação seu voto de praticar as seis ou dez perfeições, o bodhisattva demonstra toda sua compaixão e sua vontade de servir como ferramenta divina para o despertar dos outros seres humanos, aliviando o sofrimento de todos os seres e criaturas. Na visão destes amados trabalhadores da luz, a dor dos outros é da mesma forma a própria dor, e seu votos serão realizados quando a humanidade atingir um estágio onde não houver mais dor ou sofrimento, a completa transmutação da dualidade, vencendo finalmente a ilusão de maya. O compromisso do bodhisattva é acabar com o sofrimento de todos, e enquanto este ainda existir, estes amados mestres da compaixão continuarão a encarnar para realizar sua divina tarefa.

Um dos bodhisattvas mais conhecidos no ocidente é o Dalai Lama, que representa a encarnação de Avalokiteshvara, o bodhisattva da compaixão, que é também considerado como patrono e guardião do Tibete. Este ser tem sucessivas encarnações nas montanhas geladas do Himalaia e preserva a tradição e o caminho que seguem os budistas da tradição Mahayana há séculos. Tenzin Gyatso, o atual Dalai Lama, nasceu em 1934 e é a décima quarta encarnação do Dalai Lama.

O caminho do bodhisattva passa por estágios ou níveis de realização. A cada nível atingido com sucesso o bodhisattva desperta em si novas virtudes e está cada vez mais próximo do completo despertar onde se tornará um Buda. Ao atingir o sétimo estágio, o bodhisattva está auto-realizado (ainda pode atingir níveis superiores) e pode então adquirir todos os poderes e capacidades especiais de um Buda. 

O príncipe Gautama, Buda Sakyamuni, também seguiu o caminho do bodhisattva. Segundo algumas histórias, sua vontade de atingir o despertar foi fruto de um encontro em uma vida anterior com outro Buda, perante o qual Gautama fez o voto do bodhisattva vindo a atingir a iluminação na próxima encarnação. Jesus, assim como outros grandes mestres que se tornaram um Buda, também provavelmente seguiram este caminho estreito, até se tornarem um só com a unidade divina.

No caminho do esoterismo encontramos muitas explicações sobre o caminho do bodhisattva, principalmente o trabalho a ser realizado internamente no controle completo das energias vitais que são a base da transmutação pessoal. A kundalini é a energia vital que normalmente fica retida no chacra básico no início da coluna, e percorre seu longo caminho ascendente até a realização do SELF que ocorre com o despertar do sétimo nível da consciência, onde o somente o SER continua a existir.O trabalho do despertar começa com o conhecimento sobre estas verdades, e a aplicação prática dos ensinamentos de auto-controle e transmutação das energias é seguida de intensos desafios e provações que fazem parte da jornada do bodhisattva.

Independentemente do caminho que seguimos em nossas vidas, o destino sempre é o mesmo. Ao nos “separarmos” da fonte criadora para experimentar a vida na condição de seres humanos, iniciamos nosso longo caminho de volta para casa. Este caminho pode durar milhares de vidas, bilhões de anos, mas o fato é que tudo que tem início um dia terá fim. Assim como nós viemos desta fonte de luz e amor eterno que é Deus, para seu seio confortante um dia retornaremos.

A escolha de um bodhisattva representa a compaixão máxima, de um ser que já conhece a eterna bem-aventurança e realização divina, e deseja ensinar e compartilhar o caminho da realização com os demais irmãos. Por isso devemos amar e agradecer à todos os grandes mestres bodhisattvas, que nos ensinaram o caminho, a verdade e a vida, para que possamos ser unos mais uma vez.

Mautama Krishnarabi

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