Tudo o que acontece em nossas vidas é uma expressão da energia divina, uma manifestação das eternas leis universais. Tudo aquilo que percebemos como realidade é fruto de nossa interação consciente ou inconsciente com estas leis, representada pelo nosso poder de escolha, o livre arbítrio. Merecimento, é uma palavra que descreve muito bem aquilo que acontece conosco, pois em realidade, o fato é que tudo o que vivenciamos em nossa vida é por que merecemos, seja isso algo bom ou ruim.
Muitas pessoas aceitam facilmente o merecimento quando estão em momentos de vitória, de conquistas e realização de objetivos. Nestes momentos, é fácil reconhecer que nós somos merecedores, que “trabalhamos duro”, “suamos a camisa”, que fomos nós quem atraímos estas vibrações positivas para nossas vidas. É relativamente simples sentir que somos merecedores das coisas boas em nossa existência. Porém, quando as situações envolvem problemas e dificuldades, grande parte das pessoas tem resistência em aceitar que é o mesmo merecimento que está agindo, e que elas realmente “merecem” passar por esta dor, sofrimento, decepção ou frustração. Nestes casos muitas pessoas se comportam como vítimas, com expressões do tipo: “por que isso acontece comigo?” ou “o que eu fiz para merecer isso?” Nesta segunda pergunta, podemos perceber que até mesmo de maneira inconsciente estamos conscientes sobre a existência de um senso de merecimento.
O merecimento, é uma expressão viva da lei universal da causa e efeito, combinada com nosso livre arbítrio que nos permite escolher o tempo todo a realidade que queremos viver. Somos livres para manifestar em nossas vidas toda beleza, alegria e plenitude, da mesma forma que somos livres para criar em nossas vidas outros sentimentos, que levam por outros caminhos. Seja como for, o merecimento é um reflexo de nossa vibração, é a colheita, o retorno da energia que nós irradiamos aos demais seres. Se queremos melhorar cada vez mais nossas vidas e expandir nossa consciência, devemos nos tornar cada vez mais lúcidos sobre nossos pensamentos, sentimentos e energia, que são as “sementes” que plantamos diariamente no campo da vida.
