Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Proteínas, ferro e B12 para crianças vegetarianas

“ O que fazer quando as crianças não querem comer carne? Como garantir a ingestão adequada de proteínas, de ferro e vitamina B12 em crianças vegetarianas? ”

A primeira palavra que me vem a mente neste caso é RESPEITO. Nós pais e educadores, devemos sempre respeitar as crianças e suas vontades, buscando compreender os motivos de suas escolhas, aceitando suas decisões e sugerindo alternativas inteligentes para que possamos honrar suas vontades. A principal maneira de educarmos nossos filhos é através do exemplo. Acredito que as crianças da geração cristal possuem um elevado senso de discernimento e sabem que a carne é um alimento dispensável, especialmente por seu padrão vibracional denso e todas as consequências que advém da criação extensiva de animais para o abate. Sendo assim, seria um ato de covardia impor algo quando isso está fora de razão,  se a criança não quer, devemos nos abrir para compreender seus motivos de uma maneira holística.

As perguntas que originaram o artigo podem ser vistas de forma bem distinta de acordo com o paradigma utilizado para respondê-las.  Nós somos os criadores de nossa realidade, então tudo o que criamos está relacionado com nossa forma de encarar a realidade e as leis universais. Podemos escolher viver nossas vidas condicionados por pensamentos e crenças limitantes, energias da velha era, ou podemos expandir nossas percepções e assumir nosso potencial como criadores divinos, livres para manifestar todo o poder do pensamento sem qualquer tipo de limite, vibrando em ressonância com as energias da Era Dourada de AMOR e Sabedoria. Deixo ao leitor esta escolha e respondo a questão sob estas duas perspectivas. Nesta primeira parte estarei expondo minhas opiniões sob o ponto de vista científico e a qualidade nutricional dos alimentos, na segunda, estarei refletindo sob um ponto de vista livre (espiritual) e a qualidade vibracional dos alimentos.

PONTO DE VISTA CIENTÍFICO

O paradigma da velha era é formado pelo pensamento lógico, analítico, comparativo, com teorias, hipóteses, testes, contestações, debates. Estas convenções humanas manifestas no círculo dos cientistas causam grande influência no pensamento humano, e a maior parte dos médicos e nutricionistas do mundo seguem um mesmo padrão.  De acordo com a ciência da nutrição, nós seres humanos precisamos diariamente de uma quantia ideal de macro e micronutrientes para mantermos nossa saúde equilibrada e o desenvolvimento de nosso corpo, levando em conta a Ingestão Diária Recomendada (IDR) e o valor biológico das proteínas.

IDR

“A Ingestão Diária Recomendada(IDR) ou Referência de Ingestão Diária(RID) do inglês Reference Daily Intake(RDI) é o nível de ingestão diária de um nutriente que é considerado suficiente para atender as exigências de 97-98% de indivíduos saudáveis em todos os lugares dos Estados Unidos (onde foi desenvolvido, mas desde então tem sido utilizado em outros lugares).”

Valor Biológico

Valor biológico é a escala de graduação usada para determinar se determinada fonte nutricional é usada por um organismo e com determinada eficiência, com destaque para a corpo humano. É uma escala particularmente aplicada na comparação de proteínas para a nutrição humana. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio o organismo irá reter.”

Os principais motivos de existirem crenças de que “a carne é fundamental na alimentação humana” é seu alto teor de proteínas, ferro e vitamina B12. Estes nutrientes são considerados fundamentais para um bom funcionamento no organismo e sua disponibilidade nos vegetais é muitas vezes reduzida e até nula em alguns casos como da vitamina B12.
Quando alguém decide tornar-se vegetariano e é regido por este tipo de crenças, naturalmente terá uma tendência em querer substituir as fontes destes nutrientes tão importantes, tentando “garantir” a ingestão de nutrientes e ficar em um estado mental de que está se alimentando corretamente.
Este foi o meu caso quando me tornei vegetariano, e sempre busquei alternativas para consumir proteína, ferro e vitamina B12. De início achava mais simples tomar suplementos vitamínicos do que buscar soluções naturais, mas com o passar dos anos fui adquirindo uma maior autonomia mental com relação a estes padrões e aos poucos as soluções naturais surgiram e agora permanecem. Para que possamos transcender as limitações deste modelo mecanicista, devemos entender o porquê estes nutrientes são considerados tão importantes.

Proteínas

“As Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídeos tipicamente dobrada em uma forma globular ou fibrosa, facilitando uma função biológica. São consideradas as macromoléculas mais importantes das células e, para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas.. As proteínas são as estruturas, sob o foco da química, de maior complexidade e mais sofisticadas funcionalmente que se conhece.4 O corpo humano produz cerca de 100.000 proteínas, com cada proteína tendo algumas centenas de aminoácidos de comprimento.

As proteínas são os principais “blocos construtores” do corpo, são a base de nossa constituição física.  As proteínas são formadas por aminoácidos que combinados criam os diferentes tipos de proteína para cumprirem suas diversas funções.  Dentre estes aminoácidos, existem vários que o corpo consegue produzir ou sintetizar, os chamados aminoácidos não essenciais e alguns que devem ser garantidos mediante a ingestão diária, os aminoácidos essenciais.  

“Produtos de origem animal, como carne, leite e ovos, possuem todos os aminoácidos essenciais, sendo considerados proteínas completas. Enquanto tem vegetais que também são proteínas completas, como a soja, a quinoa, o amaranto, as sementes de chia, a spirulina (alga) e o trigo sarraceno, a grande maioria não possui quantidades boas de todos os aminoácidos ao mesmo tempo. Porém, a combinação de vegetais de grupos diferentes garante a ingestão de todos os aminoácidos.”

FERRO

O  ferro é um elemento químico encontrado em quase todos os seres vivos, que cumpre diversas funções vitais participando de diferentes estruturas no organismo. “A hemoglobina e a mioglobina. A primeira transporta oxigênio, O2, e a segunda o armazena. A hemoglobina localiza-se dentro de células chamadas hemáceas ou glóbulos vermelhos, células essas constituintes do sangue; a cor do sangue é vermelha devido a este conter átomos de ferro”.  O excesso de ferro é chamado de hemocromatose, enquanto que a sua deficiência é conhecida como anemia, e ambos geram disfunções no organismo. A fonte alimentar do ferro pode ser encontrada em inúmeros alimentos: couve, algas marinhas, brócolis, flocos de aveia, canela moída, grãos integrais ou enriquecidos; nozes; castanhas; feijão vermelho; frutas secas, figo seco, tofu frito com azeite, entre muitos outros. A absorção do ferro, especialmente de origem animal, é aumentada com a ingestão conjunta de alimentos levemente ácidos (ou proteínas) e também por alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C).

Observem que nesta tabela, a couve é o alimento com maior quantidade e absorção de ferro.

 

VITAMINA B12

“A cobalamina (ou cianocobalamina), também conhecida como vitamina B12, tem as seguintes funções no nosso organismo:

    “Plantas não sintetizam nem armazenam vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana. A vitamina B12 apenas existe nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, o que é mais comum em criações orgânicas. Mesmo assim, a quantidade de B12 nessa plantas cultivadas de forma orgânica é insignificante para as necessidades humanas.”Como as plantas não sintetizam nem armazenam esta vitamina, muitos encontram aí a justificativa para continuar comendo carne ou impondo aos seus filhos este hábito. Existem algumas algas como a espirulina e a clorela que são opções naturais para o consumo de B12 e ferro, sendo ainda proteínas de alto valor biológico.“Ao contrário da crença popular existem raros casos diagnosticados de vegetarianos com déficit de B12 por conta dos mecanismos do organismo de reaproveitá-la e mantê-la no organismo. Porém, principalmente os veganos, devem tomar cuidados especiais, especialmente gestantes, lactantes e idosos quando a necessidade é maior. Isso sugere que para sua manutenção corporal, é mais importante as questões ligadas ao metabolismo humano do que a quantidade ingerida.”

    SOLUÇÕES PRÁTICAS

    Agora que tivemos uma visão geral destes nutrientes, podemos voltar a questão inicial buscando juntos soluções. Com crianças este tema torna-se mais complexo, por que são muitos outros fatores envolvidos na alimentação, entre eles o sabor, a textura e especialmente no caso dos índigos e cristais a vibração dos alimentos, temas que serão discutidos na próxima parte. No agora, vamos ver algumas formas de garantir a ingestão adequada destes macro e micronutrientes tanto para adultos quanto para crianças.

    –  O principal “segredo” para tornar-se um vegetariano, e substituir as proteínas de origem animal, é garantir a maior gama possível de aminoácidos, através da ingestão de diversos tipos diferentes de proteínas ao longo do dia. Existem combinações especiais como o famoso arroz com feijão, que possuem excelentes combinações entre os aminoácidos elevando o valor biológico das proteínas. Estudos demonstram que o corpo é capaz de combinar os aminoácidos em 24 horas, por tanto, ao longo do dia devemos combinar leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha) com um cereais (trigo, arroz, aveia, milho), e também ingerir castanhas, nozes etc.
    –  Hidratar e/ou germinar as leguminosas, oleaginosas e cereais faz com que estas mudem sua composição de proteínas de um estado passivo para ativo (em crescimento), aumentando significativamente a quantia de aminoácidos livres, o que eleva a digestibilidade do alimento, portanto seu valor biológico.
    – Leites da Terra: incluir no cardápio os leites de amêndoas, castanha, arroz, aveia etc.
    – Suco Verde: tomar todos os dias no desjejum, variando sempre as folhas verdes utilizando a couve manteiga e o espinafre como bases.
    – Suco de grama de trigo: auxilia no aumento do nível de enzimas das células, contribuindo para o rejuvenescimento do corpo e para o metabolismo dos nutrientes.
    – Consumir alimentos cítricos (vitamina C) junto com os vegetais fontes de ferro.
    – Consumir suplementos alimentares a base de algas, espirulina e clorela.
    – Consumir alimentos orgânicos criados em ambientes de alta ação microbiana, especialmente a couve manteiga.

    Aos que escolhem o paradigma científico para analisar a questão, sugiro que como bons cientistas observem bem esta tabela e suas imagens, que demonstram a fisiologia dos diferentes grupos de animais e seu hábitos alimentares. Tenho certeza que sua mente analítica irá perceber claramente qual é o tipo de alimento mais adequado para você.

     Clique na imagem para ver os detalhes da postagem original.
    Clique na imagem para ver os detalhes da postagem original.

    Escolhi adotar o veganismo por diversos motivos, e como você pode observar até aqui, sob o ponto de vista científico é possível garantir a ingestão correta de nutrientes para crianças vegetarianas. Na próxima parte, irei responder as mesmas perguntas sob uma ótica espiritualista, com maior liberdade filosófica tendo em vista que as percepções são resultantes de minhas experiências pessoais, e levam em consideração a nutrição em seu aspecto holístico. Que possamos utilizar este conhecimento com sabedoria, honrando a essência de nossas crianças e suas escolhas.

    Mautama Krishnarabi

    Links de Referência:
    http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/alimentacao/1235-aonde-vamos-com-essa-mania-de-proteina
    http://www.papacapimveg.com/2011/10/10/proteina-vegetal-muito-alem-da-soja/
    http://www.pontoxp.com/alimentos-ricos-em-ferro-tabela-lista-teste/
    http://www.redeaquarius.com/index.php/novos-artigos/692-germinar-a-grama-do-trigo-sem-misterio
    http://diogobiologo.blogspot.com.br/2011/12/compostos-organicos-necessarios-celula.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_B12

    Veja Mais
    Superando a Roda de Samsara – O caminho da consciência livre e o fim do ciclo das encarnações

    Superando a Roda de Samsara – O caminho da consciência livre e o fim do ciclo das encarnações

    A roda de Samsara é um dos desenhos que melhor representa várias religiões e sistemas filosóficos orientais. Conhecida como o ciclo das vidas consecutivas ou reencarnações, é um conceito presente

    15 Sinais de Contato com o Mentor Espiritual e Seres Amparadores

    15 Sinais de Contato com o Mentor Espiritual e Seres Amparadores

    O contato com o mentor espiritual e  seres de outras dimensões, conhecidos como anjos, mentores, guias espirituais, aos quais chamarei neste texto de amparadores extrafísicos; é um fenômeno que muitas

    O que você sabe sobre as suas vidas passadas?

    O que você sabe sobre as suas vidas passadas?

    Vidas passadas... crença, imaginação ou realidade? Segundo algumas pesquisas, mais de 90% das pessoas acreditam que existe algum tipo de vida após a morte, sendo que mais ou menos 50%

    Os 4 Níveis de Sucesso Financeiro: Descubra o Caminho para a Liberdade Econômica

    Os 4 Níveis de Sucesso Financeiro: Descubra o Caminho para a Liberdade Econômica

    Na busca pela estabilidade e prosperidade financeira, muitas pessoas se encontram perdidas, sem um mapa claro para guiá-las. Entender os diferentes níveis de sucesso financeiro pode ser o primeiro passo

    Como superar a infertilidade feminina e masculina

    Como superar a infertilidade feminina e masculina

    São incontáveis os desafios físicos, emocionais, mentais e espirituais enfrentados por mulheres e homens que sofrem com problemas de infertilidade. Este é um caminho frequentemente marcado por um turbilhão de

    5 Livros para construir um Futuro Próspero

    5 Livros para construir um Futuro Próspero

    Neste artigo compartilho com você os livros que decidi reler e estudar este ano, e que considero especiais para minha meta de construir um Futuro Próspero com Inteligência Artificial, com a intenção turbinar meus negócios e dar aquele gás nas mentorias que ofereço.

    plugins premium WordPress